sábado, 10 de julho de 2010

Parto num hospital público ou privado?

Hoje em dia muitas mamãs optam por ter os seus bebés em hospitais privados. Há algum tempo atrás eu não conseguia perceber porquê. Pensava: " é porque querem fazer cesareana electiva", mas nem sempre é assim.
A minha bebé nasceu num hospital público apesar de eu ter sido seguida por uma obstetra no privado, e correu tudo bem, não tenho queixas a fazer, mas também não tenho grandes elogios, sobretudo depois de já estar na enfermaria com a minha bebé. Senti-me um pouco desamparada, mas a verdade é que também não tentei procurar mais ajuda e tentei sim desenrrascar-me com as ajudas que tinha de quem me ia visitar. Às vezes oiço dizer (de quem teve os seus filhos nos hospitais públicos) que estes são melhores, mais bem preparados, o que hoje em dia é uma tontice, hospitais públicos e hospitais privados, estão apetrechados com todos os equipamentos indispensáveis, e com pessoal especializado, de modo que os cuidados prestados são equiparáveis.

Então o que é diferente?

Já foram a um hospital privado? É tudo diferente!!! Há algum tempo atrás fui visitar alguém que estava num hospital privado, não para ter um bebé, mas por outras questões de saúde, e sabem que mais, fiquei boquiaberta. Os quartos, o facto de poder ter a companhia de quem se quiser, a não existência de horários de visita, nem de número de visistantes, a atenção das enfermeiras, dos médicos...enfim, não é possivel comparar...porque em termos de conforto, atenção e disponibilidade do pessoal que lá trabalha é tudo diferente. Agora percebo porque há mamãs que mesmo não querendo fazer cesareanas electivas (por escolha), optam pelos hospitais privados. Só há um senão, o preço.

O parto num hospital privado custa entre 2500 euros ( parto mais internamento) até 5000, dependendo se é um parto simples, cesareana, parto com complicações, se leva anestesia, qual a anestesia, tempo de internamento, enfim, dependendo de onde se faz o parto, até ao tipo de parto. Não é para todos os bolsos, excepto quando se tem um seguro de saúde que o pague na totalidade ou parcialmente, mas como um dia me disse uma amiga: " a qualidade paga-se!"

Talvez seja uma boa ideia fazer o tal seguro de saúde! Ainda não o fiz, mas cá em casa o papá e a piolha já têm, só falto eu. E digo-vos que para a piolha foi a melhor coisa, não há como ir a um hospital privado e ser logo atendida, com simpatia, sem olhares esquisitos porque por vezes as crianças fazem coisas que não conseguimos prever, e não é por nos distrairmos que somos piores mães. Muito melhor do que passar horas e horas há espera e ainda ouvir " mas não estava atenta" ou " tem de esperar três dias com febre antes de vir ao hospital"...

Mais sobre hospitais públicos vs privados aqui.

3 comentários:

Rita P Faleiro disse...

Obrigada pela informação! Ando a pensar se hei de optar pelo privado ou pelo público... Depende se o meu seguro cobre no privado, ainda estou à espera de confirmação. Mas sim, a qualidade paga-se...

Anónimo disse...

Olá,
Eu tenho o seguro de saúde pela Médis e tenho uma duvida sobre o periodo de carencia com relaçao ao parto.Diz q é de 365 dias.
Minha duvida é só posso engravidar depois de ter pago 365 dias do plano ou posso engravidar e se o parto for depois dos 365 dias o plano financia o parto na mesma.
Alguém pode ajudar-me?

Anónimo disse...

Sei que o comentário já vem bem tarde. Como foi?
Quero fazer um seguro e segundo um comercial da Medis, a partir do 365+1 já pode-se fazer um parto, estando o mesmo coberto pelo seguro.
Conseguiu confirmar a informação?
Em relação ao seguro da Prime, só se pode fazer um parto coberto pelo seguro depois de 365+período gestação, é muito tempo, ou seja, só pode engravidar a partir de 365+1 (engravidar).

Related Posts with Thumbnails