domingo, 25 de julho de 2010

Gastroenterite infantil


A Francisca teve a sua primeira gastroenterite. Começou na sexta-feira à noite com vómitos, que se prolongaram até meio da manhã do sábado. Vomitava tudo o que lhe tentavamos dar de beber, o leite, a água, tudo! Até nos apercebermos que só podiamos dar uma colherinha de água de 5 em 5 minutos, nada lhe ficava no estômago.  Ainda não sabemos o que a causou, o certo é que o tão esperado descanso do fim de semana ficou adiado... a noite foi para esqueçer, mudamos os lençois 2 vezes, mais o berço todo vomitado, as roupas dela e da mamã, enfim...muito choro, pouco sono, e muita preocupação. Depois passou o dia muito paradinha, não comeu nada, apenas bebeu alguns líquidos. Por sorte dormiu muito!

Uma gastroenterite é uma infecção que atinge o sistema gastrointestinal (estômago e intestinos) ocasionando diarreias, cólicas intestinais e vómitos. Pode ser causada por vírus ou bactérias. A gastroenterite bacteriana é por norma mais grave. Mas a mais frequente em bebés e crianças é a causada por vírus, os rotavirus, e transmite-se facilmente entre crianças, mas também pode ser transmitida através de alimentos ou bebidas contaminadas.

O tratamento deve consistir repouso e hidratação (beber grande quantidade de líquidos).  Durante as primeiras 24 horas não se devem ingerir alimentos, e deve-se tomar água ou chá ou suplementos fornecedores de electólitos como miltina electrolit; Não se deve colocar açúcar na água, uma vez que este pode prolongar a diarréia. Maçãs, arroz branco e peito de frango são alimentos recomendados para uma dieta no tratamento.
 
Lavar as mãos muitas vezes é impriscindível, uma vez que evita uma das principais formas de contágio.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails