quinta-feira, 20 de Agosto de 2009

Qual será a cor da pele do meu bebé?


A cor da pele humana é determinada por dois pares de genes alelos localizados em cromossomas não homólogos, um par aleatoriamente indicado por Aa e outro Bb.
Proporcionalmente, os genes dominantes A e B codificam maior produção de melanina na pele em oposição aos respectivos alelos recessivos a e b. A interação entre os quatro tipos proporciona efeitos variados, recebendo os dominantes à denominação de genes efetivos ou aditivos, enquanto os recessivos contribuem apenas para formar uma quantidade mínima de pigmentos melanínicos:
-Quanto maior a proporção de genes dominantes e menor de recessivos na pele, maior a quantidade de pigmentação, sendo a epiderme mais escura;
- Quanto menor a proporção de genes dominantes e maior de recessivos na pele, menor a quantidade de pigmentos, e a epiderme mais clara.

Genótipos /Fenótipos (cor da pele)
AA BB/Negro
AA Bb ou Aa BB/Mulato escuro
AA bb, aa BB ou Aa Bb/Mulato médio
Aa bb ou aa Bb/Mulato claro
aa bb/Branco

Se um individuo de raça caucasiana e outro de raça negra se cruzarem, os seus descendentes (primeira geração) são de uma cor intermédia dos progenitores (mulato). Já nos cruzamentos seguintes (segunda geração e outras), qualquer cor de pele pode aparecer, poderá existir um descêndente de cor negra, mulato ou branco.
Observação: O albinismo, ausência total de melanina, é provocado pela ação de um outro gene, independente dos mencionados.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails