quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Perder peso depois do parto


Uma das maiores preocupações das mamãs é voltar a ter o corpo que tinham antes de engravidarem. Também tive esta preocupação, aliás, ainda tenho... Especialistas dizem que não é preciso pressa para voltar a estar em forma depois do bebé nascer. O melhor é aproveitar esta fase nova com o bebé e entender que o processo da perda de peso pode levar até seis meses. E não entrar em ansiedades, que podem levar ao aumento de peso ao invés da perda.

Acabou de ter um bebé. É altura de conhecer este novo membro da família, de adaptar-se à mudança da rotina, à amamentação. Agora não é mesmo o melhor momento para uma preocupação excessiva com a perda de peso. até porque a perda excessiva de peso pode prejudicar a amamentação.

O Instituto Alemão de Qualidade e Eficiência em Saúde trouxe novamente o debate sobre a pressão que as mulheres têm para com o corpo no pós-parto, principalmente quando se espelham nas dietas milagrosas e corpos perfeitos que as celebridades exibem pouco tempo depois de terem se tornado mães.

Por isso, não se preocupe tanto com os quilinhos extras. A média para perder o peso adquirido na gestação pode ser de até seis meses, e se estender um pouco mais para aquelas que já estavam acima do peso quando engravidaram ou engordaram além do necessário durante os nove meses.

Veja o que pode fazer para que a perda de peso aconteceça de forma saudável e tranquila:

- Medidas radicais jamais. Elas podem prejudicar a amamentação e também a sua disposição para as novas tarefas com o recém-nascido;

- Amamentação como grande aliada. Amamentar ajuda-a a perder peso mais rapidamente e fortalece o vínculo entre mãe e filho (sem contar que é uma delícia!);

- Atividade física e bem-estar. Praticar exercícios assim que seu obstetra permitir também traz benefícios para a sua saúde em geral. Mas isso não quer dizer que você possa ou deva fazer uma actividade “pesada”. O Instituto alemão reuniu algumas pesquisas sobre as melhores formas de perder peso após o parto. E os resultados mostraram que exercícios intensos não levam à perda dos quilos extras.

- Dieta equilibrada e saudável sempre. Ela ajuda as mães a reduzir o peso após o parto sem afetar a amamentação. Aposte nisso!
Eu já recuperei o meu peso, sem esforço e sem grandes cuidados na alimntação. Penso que a amamentação foi a minha grande aliada.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails