segunda-feira, 13 de julho de 2009

A tv prejudica o desenvolvimento cerebral dos bebés


É o que descreve o estudo coordenado pelo Professor Dimitri Christakis, do Instituto de Pesquisa da Infância de Seattle e da Universidade de Washington.
Ao escrever para o periódico científico Acta Paediatrica, afirmou que, antes dos dois anos, nenhuma criança deveria assistir televisão ou sequer um DVD. Porém, nove a cada dez crianças nessa idade praticam essa atividade. E algumas chegam à absurda marca de 40% do seu tempo gasto em frente à babá eletrônica.


A lista de malefícios da tv é extensa. Um estudo de 2008, por exemplo, afirma que crianças de menos de um ano que assistem televisão, têm seis vezes mais chance de ter um problema de atraso no desenvolvimento da linguagem. Outro diz que crianças entre 7 e 16 meses que assistem televisão conhecerão menos palavras que as outras que não o fazem.
Acreditamos que uma das razões para que isso ocorra é a exposição das crianças a luzes brilhantes e mudanças de cena, edição rápida e cortes auditivos que podem excessivamente estimulantes aos cérebros em desenvolvimento”, afirmou o Prof. Christakis.
O cérebro de um bebê é muito sensível antes dos 2 anos de idade. Ele ainda está desenvolvendo conexões neurais e crescendo em tamanho. Em razão dessa sensibilidade, é importante que os bebês tenham bastante estímulo interativo para aprender e se desenvolver. Os pesquisadores defendem que os vídeos não proporcionam esse estímulo.

A televisão também pode explicar atrasos cognitivos e de atenção, já que o desenvolvimento da linguagem é um componente crítico do desenvolvimento do cérebro na infância, isto para não falar dos problemas de obesidade infantil, também associados ao excesso de tempo que as crianças passam imóveis em frente ao écran.
Convém referir que o computador equivale ao écran de televisão e tem os mesmos efeitos maléficos no desenvolvimento da criança.
A American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) afirma que crianças com menos de 2 anos não devem assistir à televisão e que crianças a partir dessa idade não devem assistir a mais do que duas horas de televisão por dia.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails