sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Televisão aumenta agressividade de crianças pequenas


Já antes tinha referido aqui como a televisão é prejudiacial ao desenvolvimento das crianças, e recentemente deparei-me com um estudo da revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, publicado em novembro de 2009, que conclui que crianças com menos de três anos, expostas directa ou indirectamente à televisão, correm um maior risco de virem a desenvolver comportamentos agressivos.

De acordo com os autores, e apesar da agressividade na infância estar associada a outros factores, como violência familiar ou na vizinhança, e stress e/ou depressão dos pais, a televisão será mais uma variável a ter em atenção.

Os pesquisadores avaliaram a associação entre a exposição à televisão com o comportamento agressivo em crianças com menos de três anos de idade, estudando durante 36 meses, mais de 3 mil mães. Os dados foram recolhidos em casa e por telefone, no período entre 1998 e 2000 em 20 cidades dos EUA. Os factores de risco avaliados, além da exposição à televisão em casa, foram a desordem na vizinhança e fatores maternos, como a depressão.

A exposição direta à televisão (β=0,16) e uso de televisão em casa (β=0,09) estiveram significativamente associados com a agressividade infantil, mesmo após o ajuste com os outros factores.

(Arch Pediatr. Adolesc. Med., v. 163, Nº 11, Nov. 2009, p. 1.037-1.045)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails