segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cuidados de Saúde após o Parto. Dúvidas?


Muitas mamãs deixam o hospital com algumas dúvidas. Ou mesmo que isso não aconteça, muitas dúvidas surgem nos primeiros dias em que temos os nossos bebés. Aqui vão algumas perguntas e respostas para ajudar a esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes. Qualquer dúvida que tenham, e não esteja aqui respondida, podem deixar mensagem na caixa de comentários.

Nas primeiras semanas que se seguem ao parto o corpo da mãe sofre modificações importantes, de forma a voltar ao estado anterior à gravidez e a adaptar-se à amamentação. Às primeiras 6 semanas após o parto chama-se o PUERPÉRIO.

Quando posso fazer o primeiro levante?
O primeiro levante deve fazer-se o mais precocemente possível, quer tenha tido parto normal ou cesariana, mas sempre acompanhado por uma enfermeira. É habitual que nos primeiros levantes sinta tonturas e uma leve sensação de desmaio. Evite, por isso, levantar-se rapidamente. Se teve um parto normal e tem pontos, deve sentar-se apoiando-se no lado contrário ao local dos pontos.

Posso tomar banho?
Após o primeiro levante e assim que se sinta capaz, pode lavar-se e tomar duche molhando a cabeça. Não se deve tomar banho de imersão. Se necessitar peça ajuda a uma enfermeira. Se o parto foi por CESARIANA deverá ter o cuidado de não molhar o penso que cobre os pontos, durante o banho.

É normal perder sangue nos primeiros dias após o parto?
À perda de sangue por via vaginal que se verifica após o parto chamamos Lóquios.
Nos primeiros 2-3 dias, esta perda é geralmente mais abundante do que uma menstruação e tem cor vermelho vivo. Posteriormente, diminui de quantidade e fica com uma coloração rosa claro. Após a primeira semana passa a ser um corimento acastanhado ou amarelado e desaparece quase completamente, pelo 15º dia. No entanto, pode persistir em pequena quantidade até ao 30º dia após o parto. Sempre que sentir humidade vaginal mude o seu penso. não é aconselhável usar tampões nem fazer irrigações vaginais nesta altura.

Que cuidados devo ter com os pontos?
Se teve um parto normal com EPISIOTOMIA (corte no períneo)os pontos caem por si.
Deve efectuar a desinfecção do local sempre que for à casa de banho, mantendo o seu penso seco. Durante o internamento esta desinfecção é feita duas vezes por dia, inicialmente sob a supervisão da enfermeira. Se sentir muitas dores peça um analgésico e/ou gelo para aplicar sobre o local.
Os pontos são parcialmente absorvidos e caem geralmente entre o 7º e o 15º dia.
Se o parto foi por cesariana o penso só é habitualmente levantado no dia da alta e os pontos/agrafos devem ser retirados ao fim de 7-8 dias no Centro de Saúde.

É normal sentir cólica abdominais enquanto estiver a dar de mamar?
É normal sentir nos primeiros dias dores no fundo da barriga, semelhantes às que teve durante o parto, que correspondem a contracções uterinas e são geralmente mais intensas quando amamenta.

Que cuidados necessito ter com as mamas?
Após o parto é aconselhável utilizar um soutien apropriado para a amamentação. No início produz-se um leite bastante aguado chamado colostro. entre o 3º ao 5º dia dá-se geralmente a "subida do leite". Vai notar que nesta altura as mamas ficam mais tensas, quentes e por vezes avermelhadas. pode haver mesmo um aumento da temperatura corporal.
Alimentação e hábitos sociais
Após o parto não é geralmente necessária uma dieta especial. Alguns alimentos podem dar sabor ao leite e como tal não devem ser ingeridos em excesso. Entre estes contam-se a cebola, alho, espargos, alcachofras. As preocupações com o tabaco, bebidas alcoolicas e bebidas com cafeina mantêm-se enquanto estiver a amamentar. Não tome medicamentos sem consultar o seu médico e avise que está a amamentar sempre que for a uma consulta.

Vou ter problemas com o transito intestinal?
A "prisão de ventre" (obstipação) após o parto é uma situação frequente que geralmente se resolve espontaneamente. se apresentar hemorróidas e ssentir desconforto ou dor local aconselhe-se com a enfermeira.

É normal sentir alterações emocionais após o parto?
Por vezes ocorrem alterações emocionais após o parto que não são habituais naquela pessoa. entre estas contam-se a vontade súbita de chorar, a melancolia e a ansiedade. trata-se de uma situação normal, motivada pela descida brusca das hormonas da gravidez. se não conseguir lidar sozinha com essa situação ou se sentir um estado depressivo permanente, contacte o seu médico.
Quando vou ter alta?
O tempo de internamento após o parto depende do estado de saúde da mãe e do bebé. no entanto, se não ocorrerem complicações poderá ter alta ao fim de cerca de 48 horas após um parto normal e no 4º dia após uma cesariana.

Posso fazer exercício físico após a alta?
Nos primeiros dias evite fazer grandes esforços físicos (subir/descer muitas escadas, pegar em pesos) e faça períodos de repouso. gradualmente vá retomando a sua actividade física normal. Existem exercícios apropriados para fortalecer os músculos abdominais após o parto, mas não devem ser feitos até cerca de 3 meses após o parto.

Quando terei a primeira menstruação?
Se estiver a amamentar, a falta de menstruação pode prolongar-se durante meses, mas este intervalo de tempo é muito variável. Se não amamenta, a menstruação geralmente ocorre nos primeiros 3 meses após o parto.

Quando poderei reiniciar a actividade sexual?
As relações sexuais são desaconselhadas até à 3-4º semanas após o parto. Após esta altura poderá reiniciar a actividade sexual logo que se sentir preparada.

Devo consultar o médico após o parto?
Por volta da 4º semana após o parto é aconselhável uma consulta com o médico que vigiou a gravidez. Nesta altura o médico irá avaliar a cicatrização dos pontos, a diminuição do tanho do útero e poderá recomendar-lhe um método contraceptivo. A amamentação por si só não é um método contraceptivo seguro.

Quando poderei engravidar novamente?
É aconselhável um intervalo superior a 18 meses antes de uma nova gravidez.

Quais são os sinais de alarme neste período?
Se verificar um corrimento vaginal purulento e com mau cheiro, perda abundante de sangue por via vaginal, temperatura superior a 38ºC, dores intensas na barriga, vagina ou mamas, aspecto avermelhado, dorido ou com pús da cicatriz, deverá contactar o seu médico.

Fonte: Serviço de Ginecologia e Obstetricia - HSJ, EPE

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails