domingo, 7 de março de 2010

Intolerância à lactose

É a incapacidade que o bebé tem, de digerir a lactose, por deficiência ou diminuição de uma enzima, a lactase.

A intolerância à lactose ocorre quando um bebé não tem lactase suficiente. A lactase é uma enzima necessária para digerir a lactose, um dos hidratos de carbono, ou açúcares, presentes no leite materno e nos leites para lactentes à base de leite de vaca.

A intolerância à lactose pode ocorrer normalmente durante uma diarreia, que pode danificar as enzimas digestivas. Este tipo de intolerância à lactose é denominado deficiência secundária de lactase e é normalmente uma condição temporária. É a intolerância mais comum.

Uma percentagem muito reduzida de bebés pode ter uma carência congénita de lactase, que significa uma incapacidade de produzir lactase. A carência congénita de lactase é habitualmente permanente.

Os principais sintomas de intolerância à lactose são diarreia aguada, dor abdominal (cólicas), inchaço e flatulência (gases). Os sintomas surgem normalmente ao fim de 30 a 60 minutos após a ingestão de leite de vaca ou de um leite para lactentes à base de leite de vaca.

Habitualmente não é grave, mas a recuperação da diarreia pode demorar mais tempo se a intolerância à lactose não for rapidamente e adequadamente tratada. Para além disso, se a diarreia se prolongar por mais de 2 semanas, a nutrição do seu bebé pode ficar comprometida. É por esta razão que deve sempre consultar o seu pediatra, quando o bebé tem diarreia.

A intolerância à lactose é tratada através da redução ou da eliminação da lactose da dieta, utilizando um leite sem lactose.

Os estudos clínicos têm demonstrado que os leites para lactentes sem lactose (SL) podem ajudar a uma recuperação mais rápida da diarreia e à melhoria do estado nutricional dos bebés alimentados a biberão.

Foram desenvolvidos os leites para lactentes à base de leite de vaca sem lactose. Estes leites para lactentes são fontes ricas em proteínas, cálcio e energia, mas contêm um teor muito reduzido ou a total ausência de lactose. Estes leites para lactentes SL tendem a ser bem aceites pelos bebés porque têm um sabor similar aos dos leites para lactentes padrão. No entanto, algumas pessoas optam por leites sem lactose com base na proteína de soja.

Geralmente, a lactose deve ser excluída durante 2 a 4 semanas para se tratar a deficiência secundária de lactase. Após este período, os alimentos que contêm lactose devem ser reintroduzidos gradualmente. No entanto, em alguns casos, a actividade da lactase pode não estar totalmente restabelecida durante 2 a 4 meses.

Os bebés com carência congénita de lactase podem precisar de continuar indefinidamente a dieta sem lactose.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails