domingo, 7 de março de 2010

A intolerância à lactose da Francisca

Foi mais ou menos em novembro passado... estava a arrumar umas roupas nas respectivas gavetas, e a Francisca tinha 10 meses, gatinhava e conseguia levantar-se sozinha. Entrou na casa de banho, logo ao lado do quarto...
Como costumo ter todos os frascos fechados, e o tampo da sanita também fechado para não ter de andar à "pesca", não me preocupei, também estava ali logo ao lado, e distraí-me nas arrumações.
Oiço um pequeno barulho, ou ela ou algo caiu no chão...fui ver. Ela estava no chão sentada, deve ter caido de rabo, e estava toda suja de sabonete, inclusive na boca. Não sei que quantidade de sabonete ccomeu, mas ele ainda estava novo, e para minha desgraça, estava mole, de ficar mergulhado na água do banho dela...e só sobrava um bocadito!
Mas ela estava bem disposta. Limpei-a, e fomos brincar!
Chegou à hora de jantar não quis comer. Não insisti, mas pensei que não fosse nada... Quando chegou o soninho, coloquei-a no berço a dormir, e assim ficou descansada.
O papá chegou a casa, jantamos, e estavamos a ver ler, quando, por volta da meia noite, ouço um barulho estranho no quarto, e ela começa a chorar. E o barulho novamente....estava a vomitar!
Ligamos para a linha Saúde24, infelizmente. Que incompetência e que demora! Em vez de estarem preocupados em ouvir o que eu tentava dizer, porque queria saber se deveria ir ou não ao hospital, perdia tempo a responder vezes sem conta às mesmas perguntas... mas enfim, adiante.
Fomos ao hospital, às urgências, e depois de contar e esclarecer o sucedido (porque a Saúde24 informara o hospital que se tratava de um traumatismo crânio-encefálico), e de ter de consentir aqueles olhares de reprovação, de "mas deixou-a sozinha?" ou "mas não estava com ela?", a Francisca vomita novamente, em cima da minha roupa, e lá acreditaram que de facto ela não estava muito bem, e ficou em observação.
Depois de não sei quantas horas em observação, naqueles corredores movimentados, barulhentos, em que só um dos progenitores pode aguardar, e já depois de não aguentar carregar cerca de 9 kg de gente a dormir há cercade 3 ou 4 horas, e sem saber quanto masi tempo ainda teria de ali ficar, decidi procurar a médica que nos colocou em observação, para lhe perguntar quanto masi tempo iria eu ficar ali, cansada, e toda pegajosa de vómitos... "Aguarde mais 1 hora", disse ela. E depois desta hora, seguiu-se mais uma, até que eu insisti que para aguardar, aguardava em casa, e regressaria ao hospital se necessário, uma vez que o sabonete era tóxico, mas não a colocaria em risco.
Regressamos para casa, e correu tudo bem, excepto as intermináveis diarreias que se seguiram, que só se resolveram quando começei a administrar o leite sem lactose! Ainda o dou, mas estou prestes a fazer a dessensibilização à lactose.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails