As tetinas do biberão podem ser de silicone ou de látex. São materiais diferentes, com durabilidades diferentes. A vida de uma tetina depende de vários critérios - os alimentos e os componentes da saliva do bebé têm um papel importante – assim como a gordura presente nos alimentos acelera o processo de deterioração da tetina. Outras influências externas, como os efeitos da luz directa ou do calor, poderão danificar o material natural. Guarde as tetinas longe da luz directa e do calor, e mantênha-as secas.
Ferver as tetinas prolongadamente ou utilizar uma panela de pressão para as esterilizar pode igualmente causar a deterioração. As tetinas, depois de lavadas, devem ser esterilizadas ou num esterilizador a vapor ou numa panela, durante 3 minutos. É importante que a tetina seja colocada na água quando esta já se encontra a ferver, que o tempo de esterilização não ultrapasse os 3 minutos e que a tetina seja seca ao ar.
Eu lavo muitas vezes o biberão na máquina de lavar loiça, e as tetinas também...têm é de ser bem colocadas para ficar bem lavadas, mas tenho reparado que se degradam bem mais depressa.
As tetinas de silicone, que é uma éspecie de plástico de elevada qualidade são particularmente resistentes à temperatura. Nem mesmo a luz solar directa ou gorduras causam a sua deterioração. No entanto, o silicone é mais vulnerável a rasgões. Uma tetina de silicone deve ser substituída ao mínimo sinal de marcas de dentes ou outros danos. No entanto muitos bebés não gostam destas tetinas por serem mais duras, e menos semelhantes com a pele do mamilo da mãe.
As tetinas de látex, devem ser feitas em látex natural, um material natural de alta qualidade. O látex é particularmente durável. Possui excelente resistência a puxões e rasgões e é muito elástico. Como o látex é um material natural, a gordura presente nos alimentos causam o seu envelhecimento. Deve igualmente ser guardado de forma adequada, dado a luz solar directa deteriorar o material mais rapidamente. Uma regra de ouro é substituir a tetina a cada 4 a 6 semanas e assim que esta comece a apresentar uma textura peganhenta.
A escolha do material depende da preferência pessoal e desejos. Poderá igualmente mudar de um para o outro, se desejar. Caso o seu bebé rejeite a nova tetina de látex devido ao seu sabor característico, experimente fervê-la durante 3 minutos em leite. Isto irá neutralizar o sabor. No entanto, a tetina irá deteriorar-se mais depressa devido à gordura do leite.
Não esqueçer de mudar as tetinas mamãs, porque começam a ficar porosas e a acumular bactérias, e podem causar problemas gastrointestinais, como diarreias aos bebés!
Sem comentários:
Enviar um comentário