quinta-feira, 12 de maio de 2011

Como morre o peixe?



Vou criticar uma coisa que também já fiz, mas que felizmente a vivência ensinou-me ou mostrou-me que deve ser evitada (quando possível). Quantas vezes oiço criticar as mães por fazerem isto ou aquilo, ou porque está demasiado tempo com o bebé ao colo, ou porque o acorda para mamar, ou porque deixa-o dormir na sua cama, enfim, por muitas mais razões... e essas pessoas que fazem as criticas, muitas vezes nem filhos têm, ou seja, estão a falar daquilo que não sabem (!!!), o que, infelizmente, é muito comum entre nós.

Ontem o papá chegou a casa depois de um jantar de trabalho com um amigo que foi pai recentemente e disse-me a sorrir " o xxxx disse-me que foi expulso da cama dele, porque a yyyy dorme com o bebé", ao que eu perguntei " e porque saiu ele da cama, não podia ficar com a yyyy e com o bebé?". Enfim, há 3 meses atrás, a yyyy e o xxxx já sabiam tudo sobre bebés, já tinham lido muitos livros sobre o assunto e já sabiam também como iriam educar o deles, só ainda não sabiam é que a maternidade e a paternidade é algo que se aprende, e que por vezes a melhor solução é aquela que funciona conosco, e não necesariamente a receita infalivél que o livro transmite!

Frequentemente oiço comentários de quem sabe tudo (mesmo sem ter filhos) a criticar quem se esforça por lidar com uma situação, que é diferente de mãe para mãe e de filho para filho, e isto ensinou-me que o melhor é ficar calada, e pensar na melhor forma de lidar com uma situação semelhante quando esta acontecer comigo.... mas nem sempre é fácil, e por isso dizem que "pela boca morre o peixe", e todos nós deviamos aprender a não fazer juizos de valor tão rapidamente acerca dos outros, porque muitas vezes fazemos igual ou pior, e nem nos apercebemos!!!

E quanto à educação dos filhos, dentro daquilo que é razoável, com mais mimo ou menos mimo, com mais birra ou menos birra, cada casal é que sabe como fazer, e quando não sabe, faz como pode!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails