quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ser mãe a tempo inteiro


Conheço poucas mães a tempo inteiro...ou melhor conheço muitas mulheres que tem de ser mães a tempo inteiro, e tem também de trabalhar a tempo inteiro. Mas refiro-me àquelas que são mães, e dedicam-se exclusivamente ao cuidado dos filhos e da casa, dessas conheço muito poucas...se as mais velhas não contarem...só com menos de 50...não conheço muitas. Aliás são mesmo muito poucas, até se poderiam classificar como "espécie em vias de extinção".

Enfim, eu fiquei com a minha cria, "em casa", até cerca dos 8 meses, mas não contou como mãe a tempo inteiro, porque tinha de a levar para o meu trabalho (4 horas de viagem, ida e volta), e conciliar o trabalhar, com o cuidar dela...foi extenuante! Não digo que ser mãe a tempo inteiro não o seja, porque é... mas eu acho que nos nossos dias ser mãe a tempo inteiro é um privilégio! Claro que muitas das poucas que o são, vão já começar a reclamar, e a declamar os contras da sua situação, mas para a grande maioria das mães, as que tem de conciliar o ser mãe com uma carreira ou profissão, e sobreviver à sua consciência, de cada vez que acham que não estão a fazer o melhor para o seu bebé...ser mãe a tempo inteiro seria a situação ideal.

Mas ser mãe a tempo inteiro, com condições, digo, sem problemas de (falta) dinheiro, e de ajuda doméstica, entre outras. Ser mãe a tempo inteiro, com tempo e disponibilidade para dedicar às crias...aquilo que hoje em dia alguns (poucos) avós conseguem (e querem) fazer, porque infelizmente, também já existem poucos avós a tempo inteiro...

Às vezes gostaria de ser mãe a tempo inteiro. Por outro lado julgo que a convivência com outras crianças e com outros adultos é muito importante para os bebés e as crianças...mas como me disse um dia alguém, colocar uma criança de 8 meses ( e mais pequenas) num infantário por um período de tempo superior a 3 horas, é de uma agressão extrema. Também penso assim, mas faltam-nos (a nós, mães) alternativas, e  o que tem de ser, tem mesmo de ser.

Claro que as mães a tempo inteiro e as mães que trabalham sofrem do mesmo problema....falta de tempo para si próprias...mas esse é o sacrificio que se faz ao ser mãe, abdica-se um pouco de nós próprias, para se olhar por eles... mas poder ser só mãe, e ter tempo e disponibilidade para as nossas crianças é hoje em dia um luxo, a que poucos podem aceder, porque a vida está cara, e são precisos os dois a trabalhar para se viver melhor!


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails