quinta-feira, 29 de abril de 2010

Avós II


Numa das minha pesquisas na internet, cruzei-me com este texto acerca dos avós , da Inês Teotónio Pereira, no ionline, e uma vez que também já tinha escrito sobre o papel dos avós (aqui), achei graça. Achei graça, mas não consegui deixar de pensar em dois ou três pontos:



  • O primeiro e o mais importante, é que os avós tem de querer estar com os netos, e embora faça confusão a muito boa gente (eu incluída), a verdade é que existem avós, que mesmo com muito tempo livre, que apenas gostam de ver os netos "só de relance"...ter trabalho com eles...nem pensar!!!


  • O segundo, é que os avós também já foram pais, e segundo a opinião da autora, os pais são "inexperientes e tendênciosos", e os avós??, não foram já pais que aprenderam a contornar e a resolver os seus erros. E só por isso são tão bons educadores...


  • O terceiro, tem a ver com esta frase "Os pais gostam demasiado dos filhos para conseguirem educá-los como deve ser ." E os avós não?? Julgo que serão mais condescendentes os avós que os pais... mas também, não são todos iguais.

Enfim, um artigo de opinião engraçado, mas que a meu ver peca pelo exagero. Mas todos somos pais diferentes, temos pais diferentes, avós diferentes...etc! Concordo com a Inês Teotónio Pereira, quando afirma que "...os avós têm o dobro da paciência, o triplo da criatividade, o quádruplo da serenidade, o quíntuplo da persistência e o cêntuplo da experiência dos pais." E por isso acho que toda a ajuda dos avós é um pequeno grande tesouro, talvez pouco valorizado, mas de grande valor. Muita sorte tem os pais e os netos, que ao seu lado tem avós presentes!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails