terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Novidades na Feira do Bebé do Continente


As fraldas dodot estão com desconto 50% em cartão até dia 25 de Fevereiro. Já me abasteci online!!! Agora sim, as promoções valem a pena...

Sonhar com bebé


O que significa sonhar com bebés?

Muitas leitoras deste blog chegam aqui à procura dessa resposta. Pois bem, sonhar com um bebé pode ter muitos significados. Vamos tentar explorá-los, e ter em mente que é sempre um bom presságio.

Bebé: significa inocência, pureza, candura, novos inicios. Pode também significar vulnerabilidade.

Nascimento: sonhar com o nascimento de um bebé pode simplesmente significar literalmente a chegada de um bebé ou o inicio de uma nova vida, de um projecto novo.

Baptizar um bebé: representa renovação, um novo recomeço.

Bebé dormindo: representa tranquilidade em todos os aspectos da vida, principalmente profissional.

Bebé que chora: parte de você precisa de mais atenção e cuidado. Também pode significar que os seus objectivos não foram realizados.

Esquecer um bebé: alguém que tenta esconder as suas vulnerabilidades.

Recolha de Células Estaminais do Cordão Umbilical


Para mais informações, ler aqui.

« Falta de Intimidade no parto viola Direitos Humanos»

Ler aqui a entrevista com Gerd Eledering, médico especialista em ginecologia, obstetrícia e perinatologia do Instituto de Citologia do Centro de Formação de Bensberg, no Hospital Vinzenz-Pallotti (Alemanha).

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cuidados de Saúde após o Parto. Dúvidas?


Muitas mamãs deixam o hospital com algumas dúvidas. Ou mesmo que isso não aconteça, muitas dúvidas surgem nos primeiros dias em que temos os nossos bebés. Aqui vão algumas perguntas e respostas para ajudar a esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes. Qualquer dúvida que tenham, e não esteja aqui respondida, podem deixar mensagem na caixa de comentários.

Nas primeiras semanas que se seguem ao parto o corpo da mãe sofre modificações importantes, de forma a voltar ao estado anterior à gravidez e a adaptar-se à amamentação. Às primeiras 6 semanas após o parto chama-se o PUERPÉRIO.

Quando posso fazer o primeiro levante?
O primeiro levante deve fazer-se o mais precocemente possível, quer tenha tido parto normal ou cesariana, mas sempre acompanhado por uma enfermeira. É habitual que nos primeiros levantes sinta tonturas e uma leve sensação de desmaio. Evite, por isso, levantar-se rapidamente. Se teve um parto normal e tem pontos, deve sentar-se apoiando-se no lado contrário ao local dos pontos.

Posso tomar banho?
Após o primeiro levante e assim que se sinta capaz, pode lavar-se e tomar duche molhando a cabeça. Não se deve tomar banho de imersão. Se necessitar peça ajuda a uma enfermeira. Se o parto foi por CESARIANA deverá ter o cuidado de não molhar o penso que cobre os pontos, durante o banho.

É normal perder sangue nos primeiros dias após o parto?
À perda de sangue por via vaginal que se verifica após o parto chamamos Lóquios.
Nos primeiros 2-3 dias, esta perda é geralmente mais abundante do que uma menstruação e tem cor vermelho vivo. Posteriormente, diminui de quantidade e fica com uma coloração rosa claro. Após a primeira semana passa a ser um corimento acastanhado ou amarelado e desaparece quase completamente, pelo 15º dia. No entanto, pode persistir em pequena quantidade até ao 30º dia após o parto. Sempre que sentir humidade vaginal mude o seu penso. não é aconselhável usar tampões nem fazer irrigações vaginais nesta altura.

Que cuidados devo ter com os pontos?
Se teve um parto normal com EPISIOTOMIA (corte no períneo)os pontos caem por si.
Deve efectuar a desinfecção do local sempre que for à casa de banho, mantendo o seu penso seco. Durante o internamento esta desinfecção é feita duas vezes por dia, inicialmente sob a supervisão da enfermeira. Se sentir muitas dores peça um analgésico e/ou gelo para aplicar sobre o local.
Os pontos são parcialmente absorvidos e caem geralmente entre o 7º e o 15º dia.
Se o parto foi por cesariana o penso só é habitualmente levantado no dia da alta e os pontos/agrafos devem ser retirados ao fim de 7-8 dias no Centro de Saúde.

É normal sentir cólica abdominais enquanto estiver a dar de mamar?
É normal sentir nos primeiros dias dores no fundo da barriga, semelhantes às que teve durante o parto, que correspondem a contracções uterinas e são geralmente mais intensas quando amamenta.

Que cuidados necessito ter com as mamas?
Após o parto é aconselhável utilizar um soutien apropriado para a amamentação. No início produz-se um leite bastante aguado chamado colostro. entre o 3º ao 5º dia dá-se geralmente a "subida do leite". Vai notar que nesta altura as mamas ficam mais tensas, quentes e por vezes avermelhadas. pode haver mesmo um aumento da temperatura corporal.
Alimentação e hábitos sociais
Após o parto não é geralmente necessária uma dieta especial. Alguns alimentos podem dar sabor ao leite e como tal não devem ser ingeridos em excesso. Entre estes contam-se a cebola, alho, espargos, alcachofras. As preocupações com o tabaco, bebidas alcoolicas e bebidas com cafeina mantêm-se enquanto estiver a amamentar. Não tome medicamentos sem consultar o seu médico e avise que está a amamentar sempre que for a uma consulta.

Vou ter problemas com o transito intestinal?
A "prisão de ventre" (obstipação) após o parto é uma situação frequente que geralmente se resolve espontaneamente. se apresentar hemorróidas e ssentir desconforto ou dor local aconselhe-se com a enfermeira.

É normal sentir alterações emocionais após o parto?
Por vezes ocorrem alterações emocionais após o parto que não são habituais naquela pessoa. entre estas contam-se a vontade súbita de chorar, a melancolia e a ansiedade. trata-se de uma situação normal, motivada pela descida brusca das hormonas da gravidez. se não conseguir lidar sozinha com essa situação ou se sentir um estado depressivo permanente, contacte o seu médico.
Quando vou ter alta?
O tempo de internamento após o parto depende do estado de saúde da mãe e do bebé. no entanto, se não ocorrerem complicações poderá ter alta ao fim de cerca de 48 horas após um parto normal e no 4º dia após uma cesariana.

Posso fazer exercício físico após a alta?
Nos primeiros dias evite fazer grandes esforços físicos (subir/descer muitas escadas, pegar em pesos) e faça períodos de repouso. gradualmente vá retomando a sua actividade física normal. Existem exercícios apropriados para fortalecer os músculos abdominais após o parto, mas não devem ser feitos até cerca de 3 meses após o parto.

Quando terei a primeira menstruação?
Se estiver a amamentar, a falta de menstruação pode prolongar-se durante meses, mas este intervalo de tempo é muito variável. Se não amamenta, a menstruação geralmente ocorre nos primeiros 3 meses após o parto.

Quando poderei reiniciar a actividade sexual?
As relações sexuais são desaconselhadas até à 3-4º semanas após o parto. Após esta altura poderá reiniciar a actividade sexual logo que se sentir preparada.

Devo consultar o médico após o parto?
Por volta da 4º semana após o parto é aconselhável uma consulta com o médico que vigiou a gravidez. Nesta altura o médico irá avaliar a cicatrização dos pontos, a diminuição do tanho do útero e poderá recomendar-lhe um método contraceptivo. A amamentação por si só não é um método contraceptivo seguro.

Quando poderei engravidar novamente?
É aconselhável um intervalo superior a 18 meses antes de uma nova gravidez.

Quais são os sinais de alarme neste período?
Se verificar um corrimento vaginal purulento e com mau cheiro, perda abundante de sangue por via vaginal, temperatura superior a 38ºC, dores intensas na barriga, vagina ou mamas, aspecto avermelhado, dorido ou com pús da cicatriz, deverá contactar o seu médico.

Fonte: Serviço de Ginecologia e Obstetricia - HSJ, EPE

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Televisão aumenta agressividade de crianças pequenas


Já antes tinha referido aqui como a televisão é prejudiacial ao desenvolvimento das crianças, e recentemente deparei-me com um estudo da revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, publicado em novembro de 2009, que conclui que crianças com menos de três anos, expostas directa ou indirectamente à televisão, correm um maior risco de virem a desenvolver comportamentos agressivos.

De acordo com os autores, e apesar da agressividade na infância estar associada a outros factores, como violência familiar ou na vizinhança, e stress e/ou depressão dos pais, a televisão será mais uma variável a ter em atenção.

Os pesquisadores avaliaram a associação entre a exposição à televisão com o comportamento agressivo em crianças com menos de três anos de idade, estudando durante 36 meses, mais de 3 mil mães. Os dados foram recolhidos em casa e por telefone, no período entre 1998 e 2000 em 20 cidades dos EUA. Os factores de risco avaliados, além da exposição à televisão em casa, foram a desordem na vizinhança e fatores maternos, como a depressão.

A exposição direta à televisão (β=0,16) e uso de televisão em casa (β=0,09) estiveram significativamente associados com a agressividade infantil, mesmo após o ajuste com os outros factores.

(Arch Pediatr. Adolesc. Med., v. 163, Nº 11, Nov. 2009, p. 1.037-1.045)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

S.O.S.


Feira do bebé no Continente


A feira do bebé começou ontem nos supermercados Continente e estende-se até ao dia 7 de Março. Estive lá ontem....mas achei uma perda de tempo!
Pensei que as promoções fossem mais aliciantes, mas sinceramente fiquei desiludida. Os preços são os de sempre, e nos produtos mais procurados (fraldas, toalhetes)os descontos são os mesmos de sempre. Achei que não compensava o investimento de comprar uma quantidade maior do que quer que fosse, para ir usando ao longo do ano. Vai-se comprando, e com sorte, ainda se encontram promoções melhores, por exemplo, há cerca de um mês atrás comprei toalhetes marca "huggies" com desconto 50% em cartão, e agora na feira não tem desconto nenhum...

Perda de tempo, infelizmente!

Para consultar o folheto: Aqui

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Maternidade



Há alguns dias atrás vi este episódio, de uma série que gosto de seguir. Um ponto de vista diferente, com os seus "quês" de verdades...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Música para bebés


Finalmente!!!!

Hoje, pela primeira vez, consegui comprar bilhetes para os concertos para bebés, na Casa da Música, no Porto. No mês passado liguei durante meia hora, em vão, e quando consegui que me atendessem....já não haviam bilhetes.

Estou muito curiosa sobre o workshop...são tantas as expectativas criadas, tanta dificuldade em conseguir os bilhetes...esperemos que goste. Os comentários que vou ouvindo são muito positivos. A ver vamos...

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Feira do bebé Jumbo

A feira do bebé dos supermercados Jumbo decorre de 15 a 28 de Fevereiro. Os folhetos promocionais estão disponíveis aqui.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Infantário ou Infectário


Nunca mais fico curada da minha faringite, sinusite, rinite, ...ite! A francisca também já está há imenso tempo com as ites, a pior foi uma otite que a obrigou a tomar antibiótico...

O papá já esteve doente, a mamã não estando doente, está adoentada, e a bebé continua com a tosse e o nariz a pingar. Bem sei que é do tempo, mas a verdade é que mesmo quando o tempo melhora, ela não melhora nada. Ainda há uns dias atrás disse-me a educadora, quando eu dizia que a Francisca andava com uma tosse estranha: "Ah, essa tosse...todos a têm"
Related Posts with Thumbnails