sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Porque não se deve dar ao bebé leite de vaca antes de 1 ano de idade?


Se fizerem uma pesquisa pela internet vão encontrar imensas respostas....aliás, achei que iria encontrar muitas opiniões contrárias, mas não, são unanimes: NUNCA INTRODUZIR ANTES DA CRIANÇA COMPLETAR 1 ANO.

Uma das razões mais engraçadas (para quem tem sentido de humor, é claro) é que a criança é humana, e não um vitelo, e por isso precisa do leite materno, e não de leite de vaca! E quando este não está disponível, deve ser encontrado um substituto adequado às carências nutricionais de um bebé humano, o chamado leite artificial ou suplemento. Então pergunto-me, porque existem pessoas que acham de inventar?!?

Os bebés (da éspecie humana, convém referir!) não possuem um sistema digestivo capaz de digerir as proteinas complexas do leite de vaca, por outro lado, o leite de vaca possui excesso de sódio, potássio e cloro, que sobrecarregam os rins imaturos de um recém-nascido, para além de que este leite não fornece as quantidades necessárias de alguns nutrientes como vitamina E, zinco e ferro, imprescindíveis para o crescimento exponencial que as crianças sofrem no primeiro ano de vida.

Claro que se pode pensar (ou dizer) que tudo isto é um exagero, e que A, B ou C beberam leite de vaca desde que nasceram e são saudáveis. Pode-se até pensar (ou chegar a dizer isto), mas nesse caso eu pergunto, porque se aceitam os estudos realizados e as opiniões médicas acerca de uns assuntos (que nos interessam), mas quando já não nos interessa, fazemos "orelhas moucas"?

É hoje consensual que a introdução do leite de vaca deve ser feita apenas após o primeiro ano de vida, e idealmente após o terceiro ano. Hoje em dia temos informação da qual não dispunhamos há anos atrás, por isso mudam as recomendações e aos poucos vão mudando os hábitos. A introdução precoce do leite de vaca é hoje relacionada com o aumento da probabilidade destas crianças virem a desenvolver  doenças crónicas ao longo da sua vida, como alergias, obesidade, diabetes mellitus, para além dos atrasos cognitivos e psicomotores que podem decorrem de carências nutricionais.

Para quem tiver mais curiosidade, basta uma breve pesquisa pela web, mas deixo aqui um artigo muito interessante.

Related Posts with Thumbnails