quarta-feira, 30 de junho de 2010

IV Feira de Artes Para Infância


Começou hoje em Leiria e dura até sábado. Se não tivesse um casório este fim de semana era lá que estava com a minha piolha! Para mais informações visitem http://www.pinhaldasartes.blogspot.com/.

Hospitais públicos vs Hospitais privados

Esta semana tivemos de ir fazer uns exames à urina e ao sangue, e como o pediatra da Francisca trabalha num dos hospitais públicos aqui do Porto, marcou-nos os exames para lá. Depois de ir a uma consulta onde foram pedidos os exames, chegou uma carta com a marcação dos exames para o dia 28 de Junho às 10:15 (cerca de 2 meses e meio depois), e tinha a indicação que a Francisca deveria estar em jejum. Fiquei logo a pensar em como a iria manter em jejum, se a última refeição que ela faz é por volta das 21-22 horas, e às 6:00 am pede logo um biberão de leite! Que stress que iria ser!

Fomos ao hospital no dia marcado, antes da hora marcada. A Francisca estava bem disposta, não parecia muito incomodada com o facto de não ter comido, só que o tempo começou a passar e não nos chamavam...ela começou a ficar aborrecida, e depois começou a chorar e a pedir papa. Fui ter com a enfermeira e perguntei se ainda ia demorar muito tempo, porque ela precisava comer, ao que me disseram que tinha havido um imprevisto mas que seria já chamada. E foi, por volta das 11:30...

Enfim, o mesmo de sempre...se a consulta fosse minha, esperar em jejum até às 11 am é suportável, mas para um bebé de 18 meses é diferente. Porque não se tem em conta a idade das crianças e porque é que não se marcou o exame para as 8 ou 9 da manhã? NÃO PERCEBO! Mas é assim que funcionam os nossos hospitais, infelizmente, e parece haver pouco interesse em melhorar. São as esperas, os atrasos, a dificuldade em conseguir as consultas, e depois, por vezes, a indiferença e por vezes a antipatia (com excepções) do pessoal que lá trabalha.

A mim serviu-me de exemplo. A Francisca tem um seguro, e para a próxima uso-o, mesmo que signifique pagar uma parte das análises ou dos testes que ela tem de fazer. A verdade é que não existe comparação possível entre ir a um hospital privado e a um público. Independentemente dos cuidados prestados, que são igualmente bons nos dois, os cuidados que se tem nos hospitais privados, em cumprir horários, em ser atencioso, em explicar aos pais o que se passa é diferente, e vale bem a pena! Tenho pena de todas as crianças que por alguma razão tem de fazer análises regularmente, e por questões económicas os pais não podem ter seguros em seu nome, e tenho pena desses pais, pois essas crianças deviam ser agendadas tendo em conta as suas idades, as suas caracteristicas e os seus problemas, e essses pais não deveriam ter de estar manhas inteiras à espera de ser atendidos porque houve um imprevisto!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sonhar com piolhos

Às vezes temos sonhos estranhos. Acordamos e pensamos "porque fui sonhar com isto?!". Há cerca de uma semana atrás eu sonhei com piolhos, não na cabeça de ninguém, mas que existia uma éspecie de vacina que acabava com os piolhos.
Eu nem costumo estar muito preocupada com piolhos....a Francisca até hoje nunca chegou a casa com eles, e no cabelinho dela, tão clarinho seria fácil de ver. então porque fui sonhar com piolhos? Não sei! Mas por curiosidade fui ver o que significava sonhar com piolhos...

Ter piolhos é muito desagradável, mas se tudo se passou num sonho, pode não ser assim tão mau!

1. Sonhar com piolhos significa que irá receber dinheiro a curto-médio prazo. Tanto pode ser através de uma herança como um salário por serviços prestados. Também significa saúde ou bem-estar.
2. Se sonhou especificamente com catar piolhos, significa que terá boas probabilidades de ter sucesso nas suas acções e projectos.

3.Ver ou estar com a cabeça infestada de piolhos em sonho é sinal de aborrecimentos e tristezas, mas se conseguiu eliminá-los, eliminará também seus problemas.

sábado, 26 de junho de 2010

Quando devo mudar a tetina do biberão?

As tetinas do biberão podem ser de silicone ou de látex. São materiais diferentes, com durabilidades diferentes. A vida de uma tetina depende de vários critérios - os alimentos e os componentes da saliva do bebé têm um papel importante – assim como a gordura presente nos alimentos acelera o processo de deterioração da tetina. Outras influências externas, como os efeitos da luz directa ou do calor, poderão danificar o material natural.  Guarde as tetinas longe da luz directa e do calor, e mantênha-as secas.
Ferver as tetinas prolongadamente ou utilizar uma panela de pressão para as esterilizar pode igualmente causar a deterioração. As tetinas, depois de lavadas, devem ser esterilizadas ou num esterilizador a vapor ou numa panela, durante 3 minutos. É importante que a tetina seja colocada na água quando esta já se encontra a ferver, que o tempo de esterilização não ultrapasse os 3 minutos e que a tetina seja seca ao ar.
Eu lavo muitas vezes o biberão na máquina de lavar loiça, e as tetinas também...têm é de ser bem colocadas para ficar bem lavadas, mas tenho reparado que se degradam bem mais depressa.

As tetinas de silicone, que é uma éspecie de plástico de elevada qualidade são particularmente resistentes à temperatura. Nem mesmo a luz solar directa ou gorduras causam a sua deterioração. No entanto, o silicone é mais vulnerável a rasgões. Uma tetina de silicone deve ser substituída ao mínimo sinal de marcas de dentes ou outros danos. No entanto muitos bebés não gostam destas tetinas por serem mais duras, e menos semelhantes com a pele do mamilo da mãe.

As tetinas de látex, devem ser feitas em látex natural, um material natural de alta qualidade. O látex é particularmente durável. Possui excelente resistência a puxões e rasgões e é muito elástico. Como o látex é um material natural, a gordura presente nos alimentos causam o seu envelhecimento. Deve igualmente ser guardado de forma adequada, dado a luz solar directa deteriorar o material mais rapidamente. Uma regra de ouro é substituir a tetina a cada 4 a 6 semanas e assim que esta comece a apresentar uma textura peganhenta.

A escolha do material depende da preferência pessoal e desejos. Poderá igualmente mudar de um para o outro, se desejar. Caso o seu bebé rejeite a nova tetina de látex devido ao seu sabor característico, experimente fervê-la durante 3 minutos em leite. Isto irá neutralizar o sabor. No entanto, a tetina irá deteriorar-se mais depressa devido à gordura do leite.

Não esqueçer de mudar as tetinas mamãs, porque começam a ficar porosas e a acumular bactérias, e podem causar problemas gastrointestinais, como diarreias aos bebés!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Doença de Hirschsprung

A doença de Hirschsprung afecta um em cada 5.000 bebés recém-nascidos. É ligeiramente mais comum em bebés do sexo masculino.

O que é a doença de Hirschsprung?

É uma doença do intestino grosso (cólon). Normalmente, as fezes são empurradas através do cólon por músculos. Esses músculos são controlados por células nervosas especiais chamadas células ganglionares. Crianças com a doença de Hirschsprung nascem sem células ganglionares na última parte do cólon (recto). Na maioria dos casos, apenas o recto é afetado, mas, em alguns casos, uma parte maior do cólon e até mesmo o cólon inteiro pode ser afetado. Sem as células ganglionares, os músculos nessa parte do cólon não conseguem empurrar as fezes para fora e elas acabam se acumulando.

Quais são os sintomas da doença de Hirschpung?

Os sintomas da doença de Hirschsprung geralmente aparecem em bebés, mas às vezes também podem aparecer em crianças mais velhas ou adolescentes. A maioria dos bebés com a doença de Hirschsprung não evacua nos dois primeiros dias de vida. A partir do terceiro, quase todos os bebês com a doença de Hirschsprung têm prisão de ventre e dificuldade em evacuar. As crianças podem vomitar e suas barrigas podem inchar porque não conseguem evacuar facilmente. Alguns bebês têm diarréia em vez de prisão de ventre. As crianças e adolescentes com a doença de Hirschsprung costumam ter prisão de ventre durante toda a vida. Essa doença pode atrasar o crescimento e desenvolvimento normal de algumas crianças.

Como é diagnosticada a doença de Hirschsprung?

Há três exames que são capazes de descobrir se o seu filho tem a doença de Hirschsprung:
  1.  Enema opaco
  2. Manometria
  3. Biópsia
Como é tratada a doença de Hirschsprung?

A doença de Hirschsprung é tratada com cirurgia. A cirurgia é realizada para remover a parte do cólon que não possui células ganglionares e ligar a parte saudável do cólon ao ânus. A operação pode ser realizada em duas fases. Na primeira, o cirurgião separa o cólon saudável do cólon afetado. O cólon é trazido para fora até a pele como uma colostomia (abertura do cólon ao abdômen) que então se esvazia em uma bolsa especial que os pais podem manejar. Vários meses depois, o cirurgião remove o cólon afetado e tira o cólon saudável da colostomia e o conecta ao ânus.
Em alguns bebés, a cirurgia pode ser realizada como uma única operação sem uma colostomia. Isso só pode ser realizado de forma segura caso o bebé seja saudável e o cólon não esteja cheio de fezes. Essa operação pode ser realizada através do ânus para que não seja necessário fazer nenhuma incisão na parte frontal do abdómen do bebé.

O que se pode esperar após a cirurgia?

Pode haver evacuação excessiva logo após a cirurgia, mas, a longo prazo, é mais provável que o problema seja prisão de ventre. No caso de prisão de ventre, recomenda-se que seu filho tenha uma dieta rica em fibras e líquidos. Talvez você deseje consultar um nutricionista para ajudá-lo a fornecer alimentos ricos em fibras para seu filho.
Algumas crianças necessitam de medicação (como laxantes) para controlar a prisão de ventre. A maioria das crianças aprenderá a usar a casa de banho normalmente, mas talvez levem mais tempo para aprender. A longo prazo, as crianças recuperarão bem. Mesmo após a cirurgia para a doença de Hirschsprung, há o risco de surgimento de uma doença chamada enterocolite.
Enterocolite é uma infecção grave do cólon que pode deixar as crianças muito doentes com diarréia forte. Elas freqüentemente necessitam tomar fluidos intravenosos e antibióticos. Essa condição parece ser mais comum nos primeiros anos de vida e raramente ocorre após os seis anos de idade.

Para obter mais informações visite aqui.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Mais dentinhos a caminho

Hoje a princesa foi dormir bem cedinho...não quis papar. Fico com um peso na consciência por não a obrigar a comer, mas como fazê-lo? Há uns meses atrás chegou mesmo a perder peso entre dentes e otites.
De há uns dias para cá, está mais aborrecida, com febrícula, sempre com os dedos na boca, a morder, e o rabinho por vezes aparece mais avermelhado. Coloco logo creme, e mudo de fralda mais vezes, porque da última vez que lhe nasceram dentes teve um grande eczema na zona da fralda....e foi dificil de tratar.
Como diz uma amiga....que venham depressa, porque já não aguento mais!!!
A minha satisfação é saber que já não faltam muitos...

Fantástico!!! Pequenos génios




Fiquei com vontade de comprar o mapa mundi...e ensinar os paises à minha Francisca!!! lol

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sonhar com crianças


As crianças são, por natureza, de extremos: tanto podem ser insuportáveis, irrequietas e traquinas como adoráveis, meigas, inocentes e calmas. O comportamento delas nos seus sonhos é que irá ditar o seu significado. Como foi o seu sonho com crianças?

1. Um sonho com uma ou várias crianças bonitas, saudáveis, meigas e bem dispostas, significa que você está feliz e alegre com o seu sucesso.

2. Uma criança feia, defeituosa ou irritante significa que está desiludido com a sua vida e com o que o rodeia, desapontado com o que tem conseguido até este momento, ou que está com alguns receios que algo corra mal.

3. Se sonha com a sua própria infância, sendo você a criança, significa que entende que a sua vida está toda errada e que precisa de um novo começo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Quando o meu bebé consegue...


Muitas mamãs stressam porque os seus bebés ainda não se sentam, ou ainda não gatinham, ou ainda não andam. Faz parte de ser mãe esta ansiedade pela fase seguinte, mas não nos podemos esquecer que cada bebé tem o seu ritmo, e de pouco nos serve tentar apressá-los. Aqui fica a tabela de desenvolvimento da OMS, que estabelece os intervalos de idade considerados normais ou standart para que os bebés ganhem novas aptências e capacidades.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Treinar o bacio II


Depois do que aconteceu aqui, decidi ir comprar o bacio....talvez ela já esteja preparada. Comprei um, daqueles normais, cheguei a casa, tirei a fralda, e experimentei. Ela sentou, fez o barulho "xxxx xxxx", e levantou-se. Deixei-a andar um bocado pela casa sem fralda, mas temendo algum acidente, voltei a colocá-la. Achei engraçado o facto dela, de vez em quando, sentar o bebé dela no bacio e fazer "xxx xxx"..

Num destes feriados recentes fomos passear a pé, e encontramos numa loja um bacio que imitava uma sanita, e que dá musica quando ela faz xixi (igual ao da foto, só que noutras cores). É mesmo muito engraçado....não resisti e comprei-o. Custou 30 euros! Pensei " lá estou eu a gastar dinheiro desnecessário". Quando regressamos a casa, coloquei o bacio na casa de banho e chamei-a. Disse-lhe "a mamã vai fazer xixi, e a Francisca também. Senta aqui." Ela sentou-se, fez o barulho "xxxx xxxx", mas passado um pouco levantou-se, mas dai a pouco voltou a sentar, sempre com um sorriso nos lábios. E de repente começo a ouvir a dita música! Só que a Francisca assustou-se com a música e levantou-se...eu disse-lhe "senta-te e faz mais xixi", e ela sentou e fez mesmo mais xixi. Foi mesmo engraçado. Pensei "sorte de principiante"!

Até hoje, quase uma semana depois, não voltou a fazer xixi no bacio musical, mas em parte a culpa é minha, treinar o bacio exige tempo, e nós não passamos muito tempo em casa, portanto não tenho oportunidade de treinar com ela. Mas hoje decidi, quando a for buscar à escola, tiro-lhe a fralda, e vou dizer que xixi e cocó é no bacio, e vou ver o que acontece...

Espero não ter de passar o fim de tarde a esfregar tapetes! 

Treinar o bacio

Há cerca de uma semana atrás chegou a casa a minha princesa e depois de lhe trocar a fralda fez uma birra para eu tirar a que tinha acabado de colocar, até que cedi. Depois começou a fazer o barunho "xxxx xxxx". Achei estranho, mas pensei, talvez na escolinha tenham começado a treinar...  a verdade é que fiquei com medo de algum acidente e fiz eu birra para voltar a colocar a fralda!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Portugal no Mundial da Africa do Sul 2010


Hoje foi o primeiro jogo da seleção de portugal. Os portugueses estão cheios de sonhos, como é habitual no ínicio de um campeonato destes...e hoje puderam ver uma seleção com jogadores empenhados em ganhar, cheios de garra. Força Portugal!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Deixar o bebé chorar...até adormecer (Método Estivill)



É uma questão muito polémica. Uns defendem-na, outros nem por isso. Mas a primeira impressão que me dá é que é desumano!

Não li o livro, portanto não o posso nem quero criticar, mas já li muitos comentários escritos em torno dele, já ouvi relatos de mamãs que utilizaram com e sem sucesso o método....eu não sou capaz. Não sou capaz de deixar chorar a minha filha até que fique exausta e adormeça. Talvez algumas mamãs tenham sorte, e os seus bebés adormeçam tão rápido, que não custe ver o tempo passar e eles a chorar....mas (e, eu tentei) deixar uma criança chorar desesperadamente por mais de 20 minutos, é muito cruel. Sobretudo para as mães.

Há quem defenda o método, mas também há quem o critique. Recomendo o livro "Bésame mucho" do pediatra Carlos Gonzales. Compreensão e carinho ao invés de abandono.

Achei engraçado cruzar-me com este artigo, o qual diz que está provado que durante o choro do bebé libertam-se níveis elevados de cortisol (que é uma hormona do stress), quando os pais não os acodem. Se esta hormona se libertar repetidamente, e por longos periodos de tempo, terá efeitos "tóxicos" nos seus cérebros. Não se deve deixar o bebé chorar por periodos que ultrapassem os 30 minutos, sem os tentar acalmar.

A especialista em crianças, Dra Penelope Leach afirma ainda que os bebés deixados a chorar até adormecerem, param de chorar, não porque aprenderam que é hora de dormir , mas porque as suas expectativas foram alteradas e perceberam que não haverá resposta ao seu choro.

No seu novo livro, "The Essential First Year - What Babies Need Parents to Know", diz que não pretende criticar pais que utilizem estes métodos, apenas mostrar-lhes, cientificamente, que deixar um bebé chorar não é a forma correcta de os fazer aprender a dormir, e que essa atitude poderá ter efeitos não de´sejáveis no desenvolvimento e na personalidade do bebé.

Um livro a ler, sem dúvida, até porque a meu ver, a primeira resposta de uma mãe ao choro (não confundir com birra) do seu bebé, deve ser a tentativa de o acalmar. Esta sensação de urgência que sentimos, é biológica, é instintiva....porque a haveremos de contrariar!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ser mãe a tempo inteiro


Conheço poucas mães a tempo inteiro...ou melhor conheço muitas mulheres que tem de ser mães a tempo inteiro, e tem também de trabalhar a tempo inteiro. Mas refiro-me àquelas que são mães, e dedicam-se exclusivamente ao cuidado dos filhos e da casa, dessas conheço muito poucas...se as mais velhas não contarem...só com menos de 50...não conheço muitas. Aliás são mesmo muito poucas, até se poderiam classificar como "espécie em vias de extinção".

Enfim, eu fiquei com a minha cria, "em casa", até cerca dos 8 meses, mas não contou como mãe a tempo inteiro, porque tinha de a levar para o meu trabalho (4 horas de viagem, ida e volta), e conciliar o trabalhar, com o cuidar dela...foi extenuante! Não digo que ser mãe a tempo inteiro não o seja, porque é... mas eu acho que nos nossos dias ser mãe a tempo inteiro é um privilégio! Claro que muitas das poucas que o são, vão já começar a reclamar, e a declamar os contras da sua situação, mas para a grande maioria das mães, as que tem de conciliar o ser mãe com uma carreira ou profissão, e sobreviver à sua consciência, de cada vez que acham que não estão a fazer o melhor para o seu bebé...ser mãe a tempo inteiro seria a situação ideal.

Mas ser mãe a tempo inteiro, com condições, digo, sem problemas de (falta) dinheiro, e de ajuda doméstica, entre outras. Ser mãe a tempo inteiro, com tempo e disponibilidade para dedicar às crias...aquilo que hoje em dia alguns (poucos) avós conseguem (e querem) fazer, porque infelizmente, também já existem poucos avós a tempo inteiro...

Às vezes gostaria de ser mãe a tempo inteiro. Por outro lado julgo que a convivência com outras crianças e com outros adultos é muito importante para os bebés e as crianças...mas como me disse um dia alguém, colocar uma criança de 8 meses ( e mais pequenas) num infantário por um período de tempo superior a 3 horas, é de uma agressão extrema. Também penso assim, mas faltam-nos (a nós, mães) alternativas, e  o que tem de ser, tem mesmo de ser.

Claro que as mães a tempo inteiro e as mães que trabalham sofrem do mesmo problema....falta de tempo para si próprias...mas esse é o sacrificio que se faz ao ser mãe, abdica-se um pouco de nós próprias, para se olhar por eles... mas poder ser só mãe, e ter tempo e disponibilidade para as nossas crianças é hoje em dia um luxo, a que poucos podem aceder, porque a vida está cara, e são precisos os dois a trabalhar para se viver melhor!


terça-feira, 1 de junho de 2010

Um presente para todas as crianças


Vale muito a pena. Para crianças a partir dos 3 anos, ou mesmo para aquelas mais pequenitas que gostam de uma boa história, com a opção de ouvir a história on-line. Esta biblioteca de livros digitais surpreendeu-me e de certeza surpreenderá muitos mais papás!

Dia da criança

Hoje é dia da criança, e por isso a mamã decidiu comprar à Francisca uma casinha cheia de bolinhas para ela brincar....espero que gostes princesa!
Claro que a casa está cada vez mais cheia de brinquedos...mas penso que é assim em todas as casas aonde vivem crianças.
Beijos gordos para todas as crianças, e para as suas mamãs ;-) e papás!
Agora vou buscar a minha Francisca à escolinha, e pelo caminho de regresso passaremos no trabalho do papá para lhe darmos um beijinho, porque ele trabalha muito e hoje chega muito tarde a casa e a Francisca já estará a dormir.
Related Posts with Thumbnails