sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Pai

Papá, este ano, ao contrário do ano passado não te oferecemos (ainda) o que planeavámos...houve um atraso! mas queriamos dizer-te que és o melhor papá do mundo, mesmo quando a mamã reclama contigo... Amamos-te muito!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Papá

Hoje a princesa disse papá, como deve de ser, pela primeira vez! O papá ficou deliciado...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Ilha do meu coração

Dentinhos de leite - que dor de cabeça!!

Desde sábado que os dias (e as noites!) não correm muito bem... primeiro a febre, depois o mal-estar, depois o choro, o colo, o acordar persistentemente a chorar...enfim, não aguento mais! Estamos agora na fase dos primeiros molares, e se posso afirmar que os outros dentes não custaram nada a nascer, quanto a estes...nem sei como descrever!
Tento pensar que ao bebé custa muito mais do que a mim, só assim mantenho o "tino", e não desato a perder o controle, mas não é fácil. Só quem passa por isto, não é verdade?

domingo, 7 de março de 2010

A intolerância à lactose da Francisca

Foi mais ou menos em novembro passado... estava a arrumar umas roupas nas respectivas gavetas, e a Francisca tinha 10 meses, gatinhava e conseguia levantar-se sozinha. Entrou na casa de banho, logo ao lado do quarto...
Como costumo ter todos os frascos fechados, e o tampo da sanita também fechado para não ter de andar à "pesca", não me preocupei, também estava ali logo ao lado, e distraí-me nas arrumações.
Oiço um pequeno barulho, ou ela ou algo caiu no chão...fui ver. Ela estava no chão sentada, deve ter caido de rabo, e estava toda suja de sabonete, inclusive na boca. Não sei que quantidade de sabonete ccomeu, mas ele ainda estava novo, e para minha desgraça, estava mole, de ficar mergulhado na água do banho dela...e só sobrava um bocadito!
Mas ela estava bem disposta. Limpei-a, e fomos brincar!
Chegou à hora de jantar não quis comer. Não insisti, mas pensei que não fosse nada... Quando chegou o soninho, coloquei-a no berço a dormir, e assim ficou descansada.
O papá chegou a casa, jantamos, e estavamos a ver ler, quando, por volta da meia noite, ouço um barulho estranho no quarto, e ela começa a chorar. E o barulho novamente....estava a vomitar!
Ligamos para a linha Saúde24, infelizmente. Que incompetência e que demora! Em vez de estarem preocupados em ouvir o que eu tentava dizer, porque queria saber se deveria ir ou não ao hospital, perdia tempo a responder vezes sem conta às mesmas perguntas... mas enfim, adiante.
Fomos ao hospital, às urgências, e depois de contar e esclarecer o sucedido (porque a Saúde24 informara o hospital que se tratava de um traumatismo crânio-encefálico), e de ter de consentir aqueles olhares de reprovação, de "mas deixou-a sozinha?" ou "mas não estava com ela?", a Francisca vomita novamente, em cima da minha roupa, e lá acreditaram que de facto ela não estava muito bem, e ficou em observação.
Depois de não sei quantas horas em observação, naqueles corredores movimentados, barulhentos, em que só um dos progenitores pode aguardar, e já depois de não aguentar carregar cerca de 9 kg de gente a dormir há cercade 3 ou 4 horas, e sem saber quanto masi tempo ainda teria de ali ficar, decidi procurar a médica que nos colocou em observação, para lhe perguntar quanto masi tempo iria eu ficar ali, cansada, e toda pegajosa de vómitos... "Aguarde mais 1 hora", disse ela. E depois desta hora, seguiu-se mais uma, até que eu insisti que para aguardar, aguardava em casa, e regressaria ao hospital se necessário, uma vez que o sabonete era tóxico, mas não a colocaria em risco.
Regressamos para casa, e correu tudo bem, excepto as intermináveis diarreias que se seguiram, que só se resolveram quando começei a administrar o leite sem lactose! Ainda o dou, mas estou prestes a fazer a dessensibilização à lactose.

Intolerância à lactose

É a incapacidade que o bebé tem, de digerir a lactose, por deficiência ou diminuição de uma enzima, a lactase.

A intolerância à lactose ocorre quando um bebé não tem lactase suficiente. A lactase é uma enzima necessária para digerir a lactose, um dos hidratos de carbono, ou açúcares, presentes no leite materno e nos leites para lactentes à base de leite de vaca.

A intolerância à lactose pode ocorrer normalmente durante uma diarreia, que pode danificar as enzimas digestivas. Este tipo de intolerância à lactose é denominado deficiência secundária de lactase e é normalmente uma condição temporária. É a intolerância mais comum.

Uma percentagem muito reduzida de bebés pode ter uma carência congénita de lactase, que significa uma incapacidade de produzir lactase. A carência congénita de lactase é habitualmente permanente.

Os principais sintomas de intolerância à lactose são diarreia aguada, dor abdominal (cólicas), inchaço e flatulência (gases). Os sintomas surgem normalmente ao fim de 30 a 60 minutos após a ingestão de leite de vaca ou de um leite para lactentes à base de leite de vaca.

Habitualmente não é grave, mas a recuperação da diarreia pode demorar mais tempo se a intolerância à lactose não for rapidamente e adequadamente tratada. Para além disso, se a diarreia se prolongar por mais de 2 semanas, a nutrição do seu bebé pode ficar comprometida. É por esta razão que deve sempre consultar o seu pediatra, quando o bebé tem diarreia.

A intolerância à lactose é tratada através da redução ou da eliminação da lactose da dieta, utilizando um leite sem lactose.

Os estudos clínicos têm demonstrado que os leites para lactentes sem lactose (SL) podem ajudar a uma recuperação mais rápida da diarreia e à melhoria do estado nutricional dos bebés alimentados a biberão.

Foram desenvolvidos os leites para lactentes à base de leite de vaca sem lactose. Estes leites para lactentes são fontes ricas em proteínas, cálcio e energia, mas contêm um teor muito reduzido ou a total ausência de lactose. Estes leites para lactentes SL tendem a ser bem aceites pelos bebés porque têm um sabor similar aos dos leites para lactentes padrão. No entanto, algumas pessoas optam por leites sem lactose com base na proteína de soja.

Geralmente, a lactose deve ser excluída durante 2 a 4 semanas para se tratar a deficiência secundária de lactase. Após este período, os alimentos que contêm lactose devem ser reintroduzidos gradualmente. No entanto, em alguns casos, a actividade da lactase pode não estar totalmente restabelecida durante 2 a 4 meses.

Os bebés com carência congénita de lactase podem precisar de continuar indefinidamente a dieta sem lactose.

Related Posts with Thumbnails