sábado, 25 de julho de 2009

Bebés julgam adultos

Desde os seis meses de idade que conseguem perceber quem é ou não amigo.

Cientistas dos Estados Unidos descobriram que os bebés a partir de seis meses de idade demonstram ter inteligência social, conseguindo julgar pessoas ao analisarem as suas intenções e sendo capazes de perceber quem é um potencial amigo ou inimigo.

Tal como todos os seres sociais, os humanos conseguem fazer julgamentos rápidos acerca de outros baseando-se no comportamento destas pessoas.

Porém, os fundamentos deste comportamento e quando se desenvolvem ainda não são bem compreendidos. Nesse sentido, uma equipa da Universidade de Yale realizou um estudo com 12 bebés de seis meses e 16 bebés de dez meses, fazendo com que assistissem a uma animação com três personagens diferentes.

Na animação, uma das personagens tenta subir o que parece ser uma colina. Um segundo ajuda esse personagem, empurrando-o para cima da colina, e um terceiro atrapalha-o, empurrando-o para fora.

Depois de os bebés assistirem à animação várias vezes, os cientistas mostraram-lhes dois bonecos de madeira, um parecido com o personagem que ajuda o outro a subir e outro parecido com o que atrapalha. O resultado foi que todos os bebés de seis meses e 14 dos bebés de dez meses escolheram o boneco do personagem “bonzinho”.

«As nossas descobertas indicam que os humanos realizam avaliações sociais num estágio muito anterior de desenvolvimento do que se pensava, e sustenta a tese de que a capacidade de avaliar indivíduos com base nas suas interacções sociais é universal e não depende da aprendizagem», explicam os cientistas, no artigo publicado na revista “Nature”, divulgado pela BBC.

Entretanto, formam realizadas outras experiências para descartar outras explicações, como uma possível preferência dos bebés por acções de empurrar algo para cima ou para baixo ou pela aparência de um dos personagens.

«Nós não podemos dizer se é algo inato, mas podemos dizer que é algo pré-linguístico», explica a cientista Kiley Hamlin, líder da pesquisa. «Não achamos que estes bebés têm qualquer noção de moral, mas parece ser uma parte essencial da moralidade sentir uma empatia por aqueles que fazem coisas boas e o contrário por aqueles que fazem coisas más. Parece ser uma parte importante de um sistema racional e moral que virá depois», acrescenta.

O facto de crianças tão jovens mostrarem sinais de inteligência social não surpreendeu Hamlin. Segundo a cientista, os pais deveriam ter em mente que os bebés são capazes de perceber muita coisa sozinhos.

«Ainda com pouca idade, eles são eficientes criaturas sociais. Eles percebem quem são as pessoas das quais é bom ficar perto». Pesquisas anteriores já haviam mostrado que os bebés, nos primeiros seis meses de vida, mostram uma predilecção por outros bebés com base na aparência do rosto dos seus colegas.

Fonte

É possivel escolher a cor dos olhos do bebé?


Uma clínica dos Estados Unidos iniciou uma polêmica ao oferecer a casais que querem ter filhos a possibilidade de escolher características, como cor do cabelo ou dos olhos do bebé.

A clínica Fertility Institutes, de Los Angeles, dirigida por um dos pioneiros dos tratamentos de fertilização artificial na década de 70, Jeff Steinberg, espera para 2010 o nascimento do primeiro bebê com características escolhidas pelos pais.

A clínica de Steinberg também oferece a escolha do sexo dos bebês.

Especialistas britânicos criticam a clínica americana e afirmam que o serviço vai desviar a atenção das pessoas de como a mesma tecnologia pode proteger crianças de doenças herdadas dos pais.

A ciência que envolve as escolhas nos bebês é baseada em uma técnica de laboratório chamada de pré-implantação de diagnóstico genético (PGD, na sigla em inglês).

A técnica envolve a retirada de uma célula de um embrião muito novo, antes que ele seja implantado no ventre da mãe. Os médicos então selecionam um embrião que seja livre de genes indesejáveis – ou, neste caso, um embrião com os traços físicos desejados como cabelo loiro e olhos azuis – para continuar com a gravidez e descartar outros embriões.

Seleção cosmética

Um casal pode querer um bebé com a pele mais escura para ajudar na prevenção de cancro de pele, se já tiver um filho que tenha desenvolvido o melanoma. Mas outros pais podem simplesmente querer um menino com cabelos loiros.

A clínica de Steinberg oferece a seleção cosmética para pacientes que já passaram por exames genéticos para problemas gerados por cromossomos anormais em seus embriões. "Nem todos os pacientes estão qualificados para esses exames e não damos garantias de uma ‘previsão perfeita’ de coisas como cor do cabelo ou dos olhos", afirma o site da cínica.
Steinberg, por sua vez, diz que a capacidade de oferecer este tipo de serviço para casais que querem ter filhos já existe há anos, mas foi ignorada pela comunidade médica. "É hora de todos tirarem a cabeça da areia", afirmou o médico. "Eu não diria que é um caminho perigoso. É um caminho desconhecido."

Dilema moral

Gillian Lockwood, especialista britânica em fertilidade e integrante do comité ético do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, questiona se é moralmente correto usar a ciência desta forma. "Se chegarmos ao ponto de decidirmos qual gene ou combinação de genes são responsáveis pelos olhos azuis ou cabelo loiro, o que iremos fazer com todos aqueles outros embriões que são ruivos ou têm olhos verdes?"
A pesquisadora alerta ainda para a possibilidade de "transformar bebês em produtos que as pessoas escolhem em uma prateleira".
"Este é inevitavelmente um caminho escorregadio do processo de fertilização, que cria muito mais embriões do que os que podem ser implantados", diz Josephine Quintavalle, fundadora da organização Comment on Reproductive Ethics.
"Escolhas sempre serão necessárias", acrescenta. "Você escolhe ter oito bebês ou aqueles que têm o nariz mais bonito?"

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ainda a proposito de meninos e meninas...

Quando estamos grávidas não descansamos enquanto não sabemos o género do bebé...e mesmo depois de nos dizerem ficamos desconfiadas. Será mesmo?!




Enquanto eu estive grávida, e já depois da médica nos informar que seria uma menina, por vezes as pessoas chegadas diziam que a minha barriga era de menino, que a minha pele era de menino, etc... Estava mesmo ver que ainda nasceria um menino, mas não...sempre veio a minha Francisca.
Todas as mamãs fartam-se de pesquisar na internet diferentes métodos/crendices para descobrirem o género dos seus filhotes. Resolvia então fazer um apanhado de todos os que conhecia ou encontrei:

TABELA CHINESA

Reza a história que esta tabela se encontra em circulação há mais de cem anos. Segundo a lenda, esta foi enterrada na tumba de uma família real chinesa, há mais de 700 anos, e de acordo com o Instituto de Ciência de Pequim, se for bem usada, tem uma probabilidade de acerto em 99% dos casos.
A tabela é usada acordo com sua idade lunar. Se nasceu em qualquer mês, menos janeiro e fevereiro, a sua idade lunar será a sua a sua idade na época da concepção mais 1 (Idade lunar = sua idade na época da concepção + 1).

No meu caso, ela resulta, pois eu tinha 28 anos lunares na altura da concepção, que foi Abril, então resulta uma MENINA :-)

TESTE DA ALIANÇA


Amare um fio de cabelo comprido numa aliança de casamento e segure como se fosse um pêndulo. Coloque-a em cima da sua barriga, em alguns instantes ela vai começar a se movimentar. Se for em circulos, é menina. Se for de um lado para o outro (ou de trás para a frente), é menino.
Outra versão deste teste, para quem não está grávida, é fazê-lo sob a mão esquerda, mas usando uma agulha de costura e uma linha. Ergue-se a agulha e linha 3 vezes e depois coloca-se sob a mão esquerda e a agulha começa a movimentar-se. Esta versão dá o número total de filhos que se irá ter...

TESTE DOS BATIMENTOS CARDIACOS

Se os batimentos cardiacos forem superiores a 150 bpm, será menina, se forem inferiores, será menino.
Nas aulas de preparação para o parto, a enfermeira estava sempre a perguntar se eu ia ter um menino...não, é uma francisca!!!

TESTE DO GARFO E DA COLHER

Este teste consiste em pedir a aguém que esconda um garfo e uma colher (separados, claro!!) debaixo de uma almofada, e depois chamar a grávida para se sentar. Se ela sentar aonde está a colher, o bebé será uma menina, se ela sentar aonde está o garfo, o bebé será um menino.

FORMA DA BARRIGA

Diz quem sabe destas coisas, que se a barriga for arredondada será menina, e se for mais em bico será menino.

TESTE DO DOCE OU SALGADO

Se a futura mamã tiver desejos de comida doce, será menina, se os desejos forem de comida salgada, será menino.
Eu tinha das duas...mas para ser sincera no final da gravidez não me fartava de comer chocolate, beber chocolate, respirar chocolate...

TESTE DO PAR OU IMPAR

Para este teste tem de se saber a idade no mês da concepção e o número que representa o mês da concepção. Se você engravidou em janeiro, some o número 01. Se for engravidar em novembro, considere 11. Some os dois números anteriores com o número 9, que é invariável. No final, se a soma desses três números for par, vai dar menina. Se a soma for ímpar, vai dar menino.
Há uma excepção: Se você mestruou e engravidou no mesmo mês, o resultado é inverso, ou seja, se der par será menino e se der ímpar, vai ser menina.

TESTE DO ACNE

Se a sua pele melhorou com a gravidez, será um menino, se piorou, será menina.

TESTE DO QUEIXO
Aperte o seu queixo, do lado direito para o lado esquerdo, se fizer uma curvinha é menina , caso contrário é porque é menino.

TESTE DAS CRIANÇAS

Dizem sempre que uma criança do sexo oposto ao do bebê que vai nascer tende a ficar mais próximo da mulher grávida!

Boa diversão!!!
Ps. Se alguém souber de mais algum teste, por favor deixe-o na caixa de comentários, que eu acrescento...

Menino ou Menina


É possível escolher o sexo do bebê?


Com os frequentes avanços da medicina reprodutiva, hoje é possível escolher o sexo do bebê em laboratório e realizar uma fertilização in Vitro (FIV), implantando os embriões do sexo escolhido. Para além de gerar polêmicas em todo o mundo, o procedimento tem um custo elevado, não sendo acessível à maioria dos casais.


Porém, existem algumas dicas a serem seguidas que podem gerar até 80% de sucesso na escolha do sexo do bebê. É importante, que os casais saibam que o método não é infalível.


Antes, é necessário compreender o comportamento dos espermatozóides: os espermatozóides que carregam o cromossoma Y são os masculinos, possuem a cabeça menor, são mais rápidos, porém, menos resistentes. Os espermatozóides com o cromossoma X são os femininos, possuem a cabeça maior, são mais lentos e mais resistentes que os masculinos.


A primeira coisa a fazer é determinar o dia exato da ovulação.


Para ter uma menina - uma vez determinado o dia fértil, deve-se ter relações sexuais até dois dias antes da ovulação e não ter relações, até três dias após a mesma. A mulher deve ter o orgasmo depois do homem, caso contrário, as contrações e o muco auxiliam na locomoção dos espermatozóides, favorecendo os masculinos que são mais rápidos.

A mulher deve comer mais durante o periódo fértil, incluindo vinagre e pimenta, para aumentar a acidez, pois os espermatozóides femininos suportam melhor a acidez, que os masculinos.

Duas horas antes da relação sexual, a mulher deve fazer um duche vaginal com água e vinagre branco, para ajudar a aumentar a acidez local.


Para ter menino - o casal deve manter relações sexuais no dia exato da ovulação. O orgasmo deve ser simultâneo (se possível) ou a mulher deve atinguir o orgasmo um pouco antes do homem, fazendo com que as contrações e o muco libertado auxiliem os espermatozóides na sua locomoção.

A mulher deve comer pouco e evitar alimentos ácidos e apimentados, para não aumentar a acidez da vagina. Duas horas antes da relação sexual, a mulher deve fazer um duche vaginal com água e bicarbonato de sódio, deixando-a mais alcalina, facilitando a locomoção dos espermatozóides com cromossomas Y.


Boa sorte!

Fonte: Universo do bebé

terça-feira, 21 de julho de 2009

Passatempo de mãe para mãe

Ser mãe é... AMOR
Sei que estou inebriada pelas "hormonas da maternidade" e, portanto, não posso ser isenta, mas não consigo pensar noutra imagem que melhor defina a palavra "AMOR".

Ser mãe, surpreendentemente, é colocar-se em segundo lugar, sem dar por isso! É ter sempre alguém no pensamento...é ter uma preocupação, e uma alegria constante. É sorrir só de olhar, é estar constantemente apaixonada. É cuidar, é velar, é proteger. Um dia será deixar voar...

Como será o meu bebé?

Deparei-me algures na internet com uma página muito engraçada, e mesmo a francisca já tendo quase 7 meses, não resisti a fazer o jogo.
Já vi a foto do meu resultado, não sei se é parecida ou não à Francisca...logo à noite pergunto ao papá, mas que é engraçado é, e mais fantástico é compreender como a genética funciona. Por exemplo, o lóbulo da minha orelha é completamente colado, mas o do papá não é, quem consegue adivinhar como é o da xiquinha?
É igual à do papá, porque ter o lóbulo da orelha um pouco separado da pele adjacente é uma caracteristica dominante, ou seja, se um dos papás tiver esta caracteristica o bebé também terá!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A tv prejudica o desenvolvimento cerebral dos bebés


É o que descreve o estudo coordenado pelo Professor Dimitri Christakis, do Instituto de Pesquisa da Infância de Seattle e da Universidade de Washington.
Ao escrever para o periódico científico Acta Paediatrica, afirmou que, antes dos dois anos, nenhuma criança deveria assistir televisão ou sequer um DVD. Porém, nove a cada dez crianças nessa idade praticam essa atividade. E algumas chegam à absurda marca de 40% do seu tempo gasto em frente à babá eletrônica.


A lista de malefícios da tv é extensa. Um estudo de 2008, por exemplo, afirma que crianças de menos de um ano que assistem televisão, têm seis vezes mais chance de ter um problema de atraso no desenvolvimento da linguagem. Outro diz que crianças entre 7 e 16 meses que assistem televisão conhecerão menos palavras que as outras que não o fazem.
Acreditamos que uma das razões para que isso ocorra é a exposição das crianças a luzes brilhantes e mudanças de cena, edição rápida e cortes auditivos que podem excessivamente estimulantes aos cérebros em desenvolvimento”, afirmou o Prof. Christakis.
O cérebro de um bebê é muito sensível antes dos 2 anos de idade. Ele ainda está desenvolvendo conexões neurais e crescendo em tamanho. Em razão dessa sensibilidade, é importante que os bebês tenham bastante estímulo interativo para aprender e se desenvolver. Os pesquisadores defendem que os vídeos não proporcionam esse estímulo.

A televisão também pode explicar atrasos cognitivos e de atenção, já que o desenvolvimento da linguagem é um componente crítico do desenvolvimento do cérebro na infância, isto para não falar dos problemas de obesidade infantil, também associados ao excesso de tempo que as crianças passam imóveis em frente ao écran.
Convém referir que o computador equivale ao écran de televisão e tem os mesmos efeitos maléficos no desenvolvimento da criança.
A American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) afirma que crianças com menos de 2 anos não devem assistir à televisão e que crianças a partir dessa idade não devem assistir a mais do que duas horas de televisão por dia.
Related Posts with Thumbnails